
Este relato talvez não seja verídico – isto só meu amigo sabe. Mas faz com que lembremos que muitas pessoas ficam sem jeito, sem saber o que falar e fazer quando ouvem do falecimento de uma pessoa conhecida, amiga ou familiar.
Ao abordarmos o assunto “morte”, não podemos esquecer que ela faz parte da condição humana. Entretanto, morte não foi o que Deus havia planejado para Adão e Eva. Quando criou o ser humano, Deus quis que este vivesse para sempre. Mas entra o pecado no mundo e, com este, o que Deus anunciou que aconteceria, a morte: “da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17).
Se a morte faz parte da condição human a, isso significa que não temos como escapar dela. Por mais que tentemos fugir, nos esquivar da morte, vai chegar o dia em que ela baterá à nossa porta.
A morte é terrível. De tanto que nos encomoda, não gostamos de falar dela. Quando alguém toca no assunto, alguém outro logo diz: “podemos mudar de assunto?”. A morte além de assustar, causa dor, sofrimento, tristeza, entre outros sentimentos.
Se é verdade que a morte vai bater à nossa porta, temos que lembrar que Cristo venceu a morte para nos dar a vida, a vida eterna. Em Cristo a morte foi morta. Todo aquele que crê em Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador, pode ter a certeza de que vai ressuscitar e viver com Cristo para todo o sempre.
Temos a promessa de nosso Deus de que na eternidade: “[Deus] lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.4).
Portanto, com o apóstolo Paulo, o cristão pode dizer: “Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? [...] Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1Co 15.54-55, 57)
Oração: Senhor Jesus, com a tua ressurreição venceste a morte em nosso lugar. Permita que confiemos cada vez mais em ti e no que fizeste por nós. Quando choramos a perda de familiares e amigos, enxuga as nossas lágrimas, dando-nos a certeza de que em ti, nós e todos os que creeem, teremos a vida eterna. Amém!
Rev. André S. Dreher.