quinta-feira, 16 de março de 2017

Comunhão Fechada: Catecismo Menor e Liturgia Luterana (Culto Luterano)

A comunhão fechada, isto é, a participação na Santa Ceia restrita aos membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), é prática comum e oficial da igreja – e não é de hoje, pergunte aos seus pais, avós, bisavós... Como veremos abaixo, o Catecismo Menor, em uso em uso na igreja para a instrução de confirmandos, as liturgias para a Confirmação e Profissão de Fé comprovam que até o momento da Profissão de Fé ou da Confirmação, o adulto ou o jovem não participavam da Santa Ceia.

Vale lembrar que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, suas congregações e pastores não praticam a Comunhão Fechada por preconceito ou desprezo às pessoas de outras denominações cristãs ou pessoas que não pertencem à igreja alguma. A IELB faz isso por amor cristão, procurando ensinar e testemunhar o que crê, ensina e confessa sobre a Santa Ceia para que a pessoa, após ser recebida como membro da igreja, possa receber o verdadeiro corpo e sangue de Cristo em, com e sob os elementos do pão e do vinho bem como as bênçãos espirituais que o Senhor concede às sua ovelhas.

No Catecismo Menor que usamos para instruir as crianças e jovens nas principais doutrinas cristãs, lemos na pergunta nº 375: “Que é a Confirmação? Confirmação é uma cerimônia pública precedida por um período de instrução designada a ajudar aos cristãos batizados a conhecerem melhor a Bíblia e suas principais doutrinas, para poderem distinguir a verdade do erro, crescer na fé, na vida santificada e na vida congregacional. Após são convidados a publicamente reafirmarem seu voto batismal e sua disposição de continuarem fiéis à Confissão Luterana. Adultos que queiram se filiar a alguma de nossas comunidades e igreja são convidados a fazerem um curso específico, para então fazerem sua profissão de fé. Confirmação e Profissão de Fé são cerimônias requeridas, em nossa igreja, para alguém tornar-se membro comungante, isto é, com o privilégio de participar da Santa Ceia conosco”. (1)

Na cerimônia de Confirmação, após a Oração Geral da Igreja, os confirmandos tendo feito a sua afirmação da aliança batismal, tendo confessado as doutrinas ensinadas pela Igreja Evangélica Luterana como doutrina “correta, tirada da Palavra de Deus”, tendo feito a promessa de permanecerem firmes nessa confissão de fé, etc., ouvem do pastor, “Diante da confissão que acabaram de proferir, posso convidá-los a participarem da Ceia do Senhor e de todas as bênçãos que Deus confere à sua Igreja. Exorto-os a permanecerem firmes naquilo que aprenderam, dando testemunho da verdade para os que não creem”. (2)

Em relação à recepção de adultos como membros da IELB e, consequentemente, como membros comungantes, vemos na liturgia a seguinte orientação: no culto público, após a Oração Geral da Igreja, a pessoa (ou mais) a ser recebida como membro da congregação é chamada à postar-se diante do altar. O pastor lembra à congregação que a pessoa ali presente estudou as principais doutrinas da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e que está ali para professar publicamente a sua fé. Então, em forma de questionário, o pastor chama a pessoa a confessar e aceitar que as doutrinas ensinadas e confessadas pela IELB como verdadeiro ensino da Palavra de Deus, a fazer a promessa solene de permanecer firme nesta confissão de fé, levando uma vida orientada pela Escritura e dedicada ao Senhor e fazendo uso do meios da graça. Tendo a pessoa respondido “sim”, o pastor afirma: “Diante da confissão que acabaram de fazer, eu recebo vocês como membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e desta congregação. Exorto-os a permanecer firmes em tudo que aprenderam, dando testemunho da verdade para os que não creem. Convido-os a participar conosco da Ceia do Senhor e de todas as bênçãos que Deus confere à sua Igreja. Em nome do + Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém”. (3)

Também é importante lembrar aqui que no Regimento da IELB, o pastor é chamado a “Usar formas cúlticas, hinos e manuais de instrução doutrinários que estejam de acordo com a Escritura Sagrada e as Confissões Luteranas;”. Tanto a liturgia como o Catecismo Menor são reconhecidos oficialmente pela IELB para o culto, ou Ordem do Culto Divino, e para a Instrução. Estes manuais refletem a nossa prática como sínodo. A nossa prática reflete o que cremos, ensinamos e confessamos e vice-versa.

Colegas pastores da IELB, amigos e irmãos em Cristo, membros das congregações, valorizemos os materiais e as formas de culto e ensino propostas pela nossa igreja. Não deixemos de lado o que nossos pais nos legaram! Não joguemos fora nossa liturgia, nosso hinário e nosso catecismo – se não quisermos saber destes, estaremos jogando junto a própria Escritura!

A prática da comunhão aberta (convidar todos) e a prática da comunhão funcionalmente aberta (convidar aqueles que respondem a um questionário sobre a Ceia com a resposta “sim"), parecem ser práticas amorosas às pessoas. Porém elas trazem dois recados, que podem ser entendidos pelos visitantes, “pode vir, a responsabilidade é sua, não minha/nossa”, “pode vir, a Santa Ceia e a Doutrina não são coisas importantes para nós”. O pastor e a igreja precisam se preocupar, sim, com o ensino, com a Ordem de Culto e com as pessoas! Nossos materiais institucionais apresentam essa preocupação e o amor de Deus para com o pecador.



Notas:
1) Catecismo Menor de Martinho Lutero com Explicações de Heinrich Christian Schwan. Traduzido por Rodolpho Hasse; Editado por Nilo Wachholz. 37ª ed., rev. e ampl. Porto Alegre: Concórdia, 2016. (ênfases minhas)
2) Culto Luterano: liturgia e orações. Organizado e revisado pela Comissão de Culto da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Porto Alegre: Concórdia, 2015, p.144. Esta é uma das opções. A opção número II diz, “... como membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e desta congregação, convido-os a participar da Santa Ceia...” (ênfases minhas)
3) Idem., p.149. (ênfases minhas)



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Obs: em 25/Ago/2017 mudei o último parágrafo. O texto publicado anteriormente dizia, "Porém elas trazem dois recados embutidos nas entrelinhas, “pode vir, a responsabilidade é sua, não minha/nossa”, “pode vir, a Santa Ceia e a Doutrina não são coisas importantes para nós”. O pastor e a igreja precisam se preocupar, sim, com o ensino, com a Ordem de Culto e com as pessoas! Nossos materiais institucionais apresentam essa preocupação e o amor de Deus para com o pecador".

Um comentário:

  1. Não deixa de ser exclusivismo !
    Pois somente os membros luteranos podem ceiar.
    Visitantes de outras Igrejas não.
    E essa questão de presença real cm e sob os elementos ,nem mesmo Vcs Explicam cm convicção.
    Seria literal?
    Espiritual ?
    Não, vcs dizem que foge a compreensão humana.
    Como entender uma Santa ceia que vcs não compreendem ou sabem explicar?
    Eu digo cm toda certeza a santa ceia é espiritual, não tem nada de presença real não, pois se vc levar a hóstia e o vinho em um laboratório para exames após a oração não terá carne ali ,nem sangue .
    Fazei isso em memoria de mim ...
    Jesus foi bem claro ,tudo para lembrar do sacrifício de Cristo na cruz do calvário, do contrário seria canibalismo ,estaríamos nos alimento de Cristo todo culto ou missa ,sendo que ele já fez um sacrifício perfeito na cruz ,pela humanidade .

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