quinta-feira, 16 de março de 2017

Comunhão Fechada: Catecismo Menor e Liturgia Luterana (Culto Luterano)

A comunhão fechada, isto é, a participação na Santa Ceia restrita aos membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), é prática comum e oficial da igreja – e não é de hoje, pergunte aos seus pais, avós, bisavós... Como veremos abaixo, o Catecismo Menor, em uso em uso na igreja para a instrução de confirmandos, as liturgias para a Confirmação e Profissão de Fé comprovam que até o momento da Profissão de Fé ou da Confirmação, o adulto ou o jovem não participavam da Santa Ceia.

Vale lembrar que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, suas congregações e pastores não praticam a Comunhão Fechada por preconceito ou desprezo às pessoas de outras denominações cristãs ou pessoas que não pertencem à igreja alguma. A IELB faz isso por amor cristão, procurando ensinar e testemunhar o que crê, ensina e confessa sobre a Santa Ceia para que a pessoa, após ser recebida como membro da igreja, possa receber o verdadeiro corpo e sangue de Cristo em, com e sob os elementos do pão e do vinho bem como as bênçãos espirituais que o Senhor concede às sua ovelhas.

No Catecismo Menor que usamos para instruir as crianças e jovens nas principais doutrinas cristãs, lemos na pergunta nº 375: “Que é a Confirmação? Confirmação é uma cerimônia pública precedida por um período de instrução designada a ajudar aos cristãos batizados a conhecerem melhor a Bíblia e suas principais doutrinas, para poderem distinguir a verdade do erro, crescer na fé, na vida santificada e na vida congregacional. Após são convidados a publicamente reafirmarem seu voto batismal e sua disposição de continuarem fiéis à Confissão Luterana. Adultos que queiram se filiar a alguma de nossas comunidades e igreja são convidados a fazerem um curso específico, para então fazerem sua profissão de fé. Confirmação e Profissão de Fé são cerimônias requeridas, em nossa igreja, para alguém tornar-se membro comungante, isto é, com o privilégio de participar da Santa Ceia conosco”. (1)

Na cerimônia de Confirmação, após a Oração Geral da Igreja, os confirmandos tendo feito a sua afirmação da aliança batismal, tendo confessado as doutrinas ensinadas pela Igreja Evangélica Luterana como doutrina “correta, tirada da Palavra de Deus”, tendo feito a promessa de permanecerem firmes nessa confissão de fé, etc., ouvem do pastor, “Diante da confissão que acabaram de proferir, posso convidá-los a participarem da Ceia do Senhor e de todas as bênçãos que Deus confere à sua Igreja. Exorto-os a permanecerem firmes naquilo que aprenderam, dando testemunho da verdade para os que não creem”. (2)

Em relação à recepção de adultos como membros da IELB e, consequentemente, como membros comungantes, vemos na liturgia a seguinte orientação: no culto público, após a Oração Geral da Igreja, a pessoa (ou mais) a ser recebida como membro da congregação é chamada à postar-se diante do altar. O pastor lembra à congregação que a pessoa ali presente estudou as principais doutrinas da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e que está ali para professar publicamente a sua fé. Então, em forma de questionário, o pastor chama a pessoa a confessar e aceitar que as doutrinas ensinadas e confessadas pela IELB como verdadeiro ensino da Palavra de Deus, a fazer a promessa solene de permanecer firme nesta confissão de fé, levando uma vida orientada pela Escritura e dedicada ao Senhor e fazendo uso do meios da graça. Tendo a pessoa respondido “sim”, o pastor afirma: “Diante da confissão que acabaram de fazer, eu recebo vocês como membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e desta congregação. Exorto-os a permanecer firmes em tudo que aprenderam, dando testemunho da verdade para os que não creem. Convido-os a participar conosco da Ceia do Senhor e de todas as bênçãos que Deus confere à sua Igreja. Em nome do + Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém”. (3)

Também é importante lembrar aqui que no Regimento da IELB, o pastor é chamado a “Usar formas cúlticas, hinos e manuais de instrução doutrinários que estejam de acordo com a Escritura Sagrada e as Confissões Luteranas;”. Tanto a liturgia como o Catecismo Menor são reconhecidos oficialmente pela IELB para o culto, ou Ordem do Culto Divino, e para a Instrução. Estes manuais refletem a nossa prática como sínodo. A nossa prática reflete o que cremos, ensinamos e confessamos e vice-versa.

Colegas pastores da IELB, amigos e irmãos em Cristo, membros das congregações, valorizemos os materiais e as formas de culto e ensino propostas pela nossa igreja. Não deixemos de lado o que nossos pais nos legaram! Não joguemos fora nossa liturgia, nosso hinário e nosso catecismo – se não quisermos saber destes, estaremos jogando junto a própria Escritura!

A prática da comunhão aberta (convidar todos) e a prática da comunhão funcionalmente aberta (convidar aqueles que respondem a um questionário sobre a Ceia com a resposta “sim"), parecem ser práticas amorosas às pessoas. Porém elas trazem dois recados, que podem ser entendidos pelos visitantes, “pode vir, a responsabilidade é sua, não minha/nossa”, “pode vir, a Santa Ceia e a Doutrina não são coisas importantes para nós”. O pastor e a igreja precisam se preocupar, sim, com o ensino, com a Ordem de Culto e com as pessoas! Nossos materiais institucionais apresentam essa preocupação e o amor de Deus para com o pecador.



Notas:
1) Catecismo Menor de Martinho Lutero com Explicações de Heinrich Christian Schwan. Traduzido por Rodolpho Hasse; Editado por Nilo Wachholz. 37ª ed., rev. e ampl. Porto Alegre: Concórdia, 2016. (ênfases minhas)
2) Culto Luterano: liturgia e orações. Organizado e revisado pela Comissão de Culto da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Porto Alegre: Concórdia, 2015, p.144. Esta é uma das opções. A opção número II diz, “... como membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e desta congregação, convido-os a participar da Santa Ceia...” (ênfases minhas)
3) Idem., p.149. (ênfases minhas)



-----------------------------
Obs: em 25/Ago/2017 mudei o último parágrafo. O texto publicado anteriormente dizia, "Porém elas trazem dois recados embutidos nas entrelinhas, “pode vir, a responsabilidade é sua, não minha/nossa”, “pode vir, a Santa Ceia e a Doutrina não são coisas importantes para nós”. O pastor e a igreja precisam se preocupar, sim, com o ensino, com a Ordem de Culto e com as pessoas! Nossos materiais institucionais apresentam essa preocupação e o amor de Deus para com o pecador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário